REFLEXÕES SOBRE MINHA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL NA ADVOCACIA

Você está visualizando atualmente REFLEXÕES SOBRE MINHA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL NA ADVOCACIA

Minha escolha profissional foi um modo que escolhi de me inserir no mundo para, através do meu trabalho, poder modificá-lo de acordo com meus anseios. Não escolhi apenas uma carreira, escolhi “COM QUÊ” vou trabalhar, defini “PARA QUÊ” vou fazê-lo e, pensando no sentido disso para a minha vida, escolhi um “COMO”, delimitei um “QUANDO” e “ONDE” de uma área específica dentro do Direito.

Meu momento da escolha profissional ocorreu em um período de crise e não foi de um momento para o outro, foi um processo que me levou a sair do passado rumo ao futuro. E ainda, analisei a possibilidade de lidar com a frustração, de resolver conflitos, de elaborar lutos pelas escolhas não feitas e que foram abandonadas.

O curso de Direito não era meu objetivo inicial, aliás, dizia que jamais faria! Sempre estive voltada a estudar algo relacionado a ciências, como Biologia ou Geografia, era meu sonho! E ele mudou assim que tive meu primeiro contato com crianças em abrigos, trabalhei em duas instituições e vi de perto situações bem tristes, foi aí que surgiu a vontade de ser útil diante desses casos de famílias desestruturadas.

Por um período, esse desejo de cursar a faculdade de Direito ficou adormecido, reacendeu aos meus 33 anos, quando decidi dar uma reorganizada no sentido da vida. Passei na prova da OAB no início do nono semestre e desde então já decidi que iria advogar. Realizei vários estágios durante a graduação que foram muito importantes no aprendizado e experiência prática.

Faz 6 meses que abri meu escritório, organizei aos poucos para abri-lo, um dos desafios mais constantes ainda é a captação de clientes, o foco atual é fazer com que o meu negócio dê certo. Então olho os resultados, visualizo tudo que conquistei e, principalmente, o feedback dos meus clientes, aquilo que eles me respondem é extremamente importante.

Como um imã, os casos que mais chegam ao meu escritório são sobre conflitos familiares, justamente o assunto que me direcionou a cursar Direito, por isso, a Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões foi uma das ferramentas necessárias após a conclusão do curso e tem me auxiliado muito nos dias atuais.

Percebi que na advocacia é necessário ir implementando ferramentas aos poucos, é importante se perguntar o porquê das coisas. Sempre me indago sobre a carreira na advocacia, e são essas reflexões que me fazem crescer e mudar o jeito que eu encaro as coisas.

Questiono sempre “Por que fazer esse trabalho?”, “por que não fazer diferente?”, “por que não faço igual aos outros?” “Por que faço do jeito que faço”. E é preciso ser bastante franca nessa reflexão para entender se realmente quero fazer isso. Querer fazer envolve paixão. E necessito disso para me motivar para o trabalho.

Passei a me questionar o que fazia sentido e se eu precisava contar com ferramentas para superar esses desafios da advocacia. É preciso buscar essa adequação, ir atrás das informações que estão guardadas debaixo do manto da subjetividade.

Diante disso, decidi realizar um curso que a há muito tempo queria fazer e que vem de encontro com tudo aquilo que desejo para minha atuação profissional, que é a GESTÃO DA ADVOCACIA SISTÊMICA, tem sido a chave para abrir meus horizontes e me dar melhor direcionamento profissional.

A gestão do escritório contará com um melhor desenvolvimento das competências relacionais, focada no atendimento humanizado, na solução de conflitos, no posicionamento estratégico, tornando-se um modelo de gestão sistêmica viável e próspera.

E isso está super conectado com meus ideais, quando procuro enxergar o que posso mudar, avalio tudo o que já fiz. Cada um é único. Espelho-me nas práticas que deram certo para os outros, mas analiso antes se faz sentido para mim. A partir disso se abre um leque de possibilidades, e assim as coisas fluem.

Até aqui muitos desafios particulares precisei superar, como aquela dose de esforço extra para equilibrar o trabalho em tempo integral, os afazeres de casa, a família e a pós-graduação, tudo aquilo que abri mão para alcançar cada conquista, a coragem que existe entre uma mudança e outra. Obtive uma forma mais ampla de olhar para os meus passos, organizar os fatos sob um outro ângulo, e trazer um apelo mais forte e interessante à minha vida.

Tudo isso tem definido a minha trajetória profissional com base na minha paixão e trabalhar com afinco, trazendo muito mais chances de ser bem-sucedida e feliz. Hoje estou certa de que tenho um campo de infinitas possibilidades, um caminho muito belo se estende a minha frente com novos desafios, muitas oportunidades e realizações.

NANCI GOMES VALENTIM é Bacharel em Direito pela Universidade Paulista – UNIP, pós-graduada em Direito de Família e Sucessões pela Fundação Escola Superior do Ministério Público – FMP, em Violência Doméstica na Instituição Dom Alberto e Análise Criminal pelo Grupo Educacional Verbo Jurídico, membro associada do IBDFAM – Instituto Brasileiro de Direito de Família, com curso de extensão em Psicologia Forense pelo Instituto Isi Infinity e Capacitação de Conciliadores e Mediadores Judiciais pelo Instituto Mediata Soluções de Conflito. Advogada Pro Bono na ONG Núcleo Igualdade Social – Prevenção e Apoio às Pessoas com Câncer.

Atualmente cursa GESTÃO DA ADVOCACIA SISTÊMICA afim de observar melhor as relações humanas e realizar um atendimento de forma mais estratégica, humana e consensual.

Deixe um comentário